20120718

casa do sol, dia 11 dia 12 dia 13...

...
embaralham-se, como vês
comovo-me, pouco sonolenta, faz frio
uso meias vermelhas de Isadora,
sim, nesta 2af passada chegou, pela noite, Isadora Krieger
nova residente da casa do sol, ela elabora seu primeiro romance
lemos trechos nossos, trocamos as vozes, gostei do que li
sim, chegou também Juarez Guimarães Dias
diretor de teatro, mineiro, que já havia montado, anos atrás
o texto "A Empresa (A possessa)", de Hilda
e depois disso estudou a Hilda, publicou sobre ela
e a conheceu, quando ele esteve aqui, tanto tempo
(ontem)
e fotografou-se ao lado dela, tocando seu braço magro
impressionou-me a figura daquelas mãos, finas, tortuosas, de bruxa
os seus dedos terminam triangulares, afunilam-se em unha longa
tem impacto essa imagem
fortíssima mão
e a velhice intensa, mas radiosa, sorriso largo, branco, branquidão
muitos papos esses dias
Jurandy, Juarez e Daniel Fuentes trabalharam com afinco
na preparação do projeto que SERÁ tão logo, a montagem
do texto "As aves da Noite", de Hilda, pela companhia de Juarez,
a Pierrot Lunaire, de BH...
...
esta manhã mais jardins
e as imagens dele
aí dispostas
...
e ainda manhã, hora desvendada em magia:
fomos até a UNICAMP visitar e tocar e pesquisar
os arquivos de Hilda,
como eram muitos, pedi ao acaso os diários dos anos 80 e 81
e mal me lembrava que esses foram os anos
da louca paixão de Hilda por seu primo Wilson Hilst
as páginas do diário se atropelam, se calam
ela mesma risca de vermelho sobre o que escrevera em azul
censura-se, zomba de si, reconhece o estado descontrolado
da paixão, sua fluorescência trágica
ficaram juntos por um ano e meio, mais ou menos
e o que quase terminou em crime passional
é hoje poema, livro e este ano, ano em que eu nascia
e ela, nos seus 50, linda
acordava no corpo uma alegria rara
e dolorosa
... deixo abaixo uma  imagem que fiz deste diário

e AGONIA FEBRE-FULGOR se adensa a seu tempo
e eu
...
eu ainda estou aqui, sempre na linha deste sol
debaixo desta data (1890 - 1980) acima o
9 infinito 9
entrando entrando entrando
...





(acima: Daniel e Juarez, lendo Hilda)



(da esquerda: Daniel Fuentes, Jurandy e Juarez)











Nenhum comentário: